top of page

Mesmo que eu vá embora ganha adaptação para teatro


O conto Mesmo que eu vá embora, o mais popular entre meus livros, ganhou recentemente uma adaptação para teatro, produzida e apresentada por estudantes da EMEF Francisco Alves Mendes Filho, no Jardim Marília, em São Paulo, que participam da Academia Estudantil de Letras (AEL) Graciliano Ramos.



Sobre um palco com um cenário que contém duas colunas de tijolos à mostra, estão duas atrizes que representam Camila e Helena, lado a lado, de mãos dadas. Atras delas, há um rapaz que veste roupas pretas. A atriz que representa Helena está no lado  esquerdo, tem cabelo cacheado e usa um vestido branco. A atriz que representa Helena veste camisa de abotoar branca e calça preta, usa óculos e é careca.
Apresentação da peça Elevadores a Serviço, no trecho que adapta Mesmo que eu vá embora

A obra foi apresentada na peça Elevadores a Serviço, que adaptou também o conto Elevador a Serviço, de Cristiane Sobral, e o poema e curta-metragem Polícia e Ladrão, disponível na Netflix. Um vídeo da apresentação está disponível no canal do YouTube Dos Cafés, Das Artes, Da Literatura!, em que o trabalho com as três obras pode ser assistido.

A iniciativa de adaptar um conto com temática LGBTQIAP+ partiu dos próprios alunos, e a escolha de Mesmo que eu vá embora se deu pela decisão de priorizar obras que retratassem relacionamentos sáficos, isto é, aquelas que representam um relacionamento entre mulheres.

A Academila Estudantil de Letras é um projeto da rede pública de ensino do Estado de São Paulo, que promove a difusão e a prática artística entre estudantes com leitura de obras literárias, apresentação de seminários e adaptação das obras escolhidas pelas turmas para outras formas de expressão artística, como as artes visuais, dança, música e artes cênicas.

Mesmo que eu vá embora foi publicado em 2019 em formato digital por meio da plataforma Kindle Direct Publishing da Amazon e pode ser lido a partir de compra ou aluguel do e-book em celulares, computadores, tablets e dispositivos Kindle.





9 visualizações0 comentário
bottom of page